quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Agricultores participam de palestras no entorno do Lago de Sobradinho

"Sou muito acreditado da agricultura", confessa seu Osmar Ferreira Campos, o Gringo, na saída das palestras sobre Produção Animal e Cultivos Alimentares no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Pilão Arcado (BA). Carregando uma bolsa contendo embalagens de pequenas quantidades de sementes - de feijão, de sorgo, melancia forrageira -, duas estacas de gliricídia e publicações técnicas elaboradas por pesquisadores da Embrapa Semiárido e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ele afirma a vantagem que é participar de "cursos" que oferecem alternativas para melhorar a produção na roça.

Foi participando de "uns cursos" na Paróquia, na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) que se sentiu despertado para adotar outros manejos, além daqueles aprendidos com o seu avô no Caldeirão de Zé Ferreira, zona rural do município de Pilão Arcado (BA). Em especial, a preparação para passar longo período de seca na sua região.

Nas chuvas, conta ele, nunca deixou o hábito do cultivo de mandioca, feijão, melancia, abóbora. Os bodes, os porcos e as galinhas abastecem a família de comida e, mesmo, alguma renda. Contudo, sem estar "bem preparado", a seca fazia passar por muitas dificuldades. Mas vieram os cursos, e "de uns tempos para cá, a gente vem se planejando", cultivando palma e leucena para garantir o sustento do rebanho. "Acho que depois dos cursos a gente tem é crescido o criatório", afirma o agricultor.



Atento – As palestras assistidas por seu Osmar foram programadas pela coordenação do Projeto Lago de Sobradinho, com o objetivo de comemorar o Ano Internacional da Agricultura Familiar nos cinco municípios localizados às margens do lago: Casa Nova, Pilão Arcado, Remando, Sobradinho e Sento Sé. Num itinerário movimentado, 25 pesquisadores e técnicos da Embrapa, Univasf, EBDA, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), vão passar por cada uma dessas cidades cumprindo uma agenda de 15 palestras.

Cerca de 140 agricultores de Pilão Arcado foram os primeiros a assistir. No meio deles, seu Osmar avança na sua convicção: "Uma coisa que a gente precisa mais na área de ‘sequeira' é trabalhar com técnica". Para ele, é preciso aprender sobre alimentação para os rebanhos, ao mesmo tempo que ficar mais atento às doenças que acometem os animais e cuidar da limpeza dos chiqueiros. "A técnica que hoje está aí vai melhorar a vida de todo mundo", afirma.

Energia - Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Pedro Silva Barrence diz que tem, ao menos, 20 anos que Pilão Arcado não sedia um evento com a dimensão do organizado pela Embrapa e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Por causa da dimensão adquirida é que se tornou "um marco para despertar o interesse por inovações que os agricultores possam incorporar ao dia-a-dia das suas propriedades".

"Numa região de pouca chuva como a nossa, os agricultores gastam grande parte de sua energia para sanar esses problemas com a seca. Então, podem recorrer a tecnologias para não precisar despender tanto tempo para os enfrentamentos com a seca", ressalta o secretário.

Para o administrador do termo de cooperação técnico-financeira firmada entre Embrapa e Chesf para executar o Projeto Lago de Sobradinho, Rodolfo de Sá Cavalcanti, a realização da Semana Itinerante mostra que o Projeto respondeu com muita vitalidade aos atrasos na sua implantação decorrente da grande seca dos últimos três anos. A mobilização da sua equipe e de instituições parceiras (órgãos estaduais e prefeituras) atrai grande número de agricultores e permite que avaliem a oportunidade de se apropriarem de tecnologias já testadas em várias propriedades e comunidades da região.

Coordenador do Projeto por parte da Embrapa, o pesquisador Rebert Coelho Correia explica que, nos municípios, prevalece uma agricultura familiar com níveis de produtividade ainda muito baixos. Por isso é tão necessário somar esforços e criar espaços onde os resultados de pesquisa possam ser "apropriados pelos sistemas agrícolas e levem ao incremento da produtividade e à melhoria da qualidade de vida dos produtores e de suas famílias".

A Semana Itinerante começou no dia 10 de novembro, em Pilão Arcado. No dia 11, as palestras acontecem em Remanso, dia 12 em Casa Nova e dia 13 em Sobradinho. As atividades com os pesquisadores, professores e técnicos serão concluídas na cidade de Sento Sé, no dia 14. Os cinco municípios estão localizados nas margens do lago formado pela Barragem de Sobradinho, no sertão da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião, sugestões e/ou dúvidas. Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e, em breve, retornaremos a sua mensagem.