segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Evento em Sento Sé aproxima escola e comunidade


Alunos demonstram tecnologias

Nos dois primeiros dias do mês de dezembro, o Colégio Estadual 7 de Setembro, em Sento Sé (BA), realizará a terceira edição da Expo7 – evento com programação de palestras, minicursos e demonstrações de tecnologias, voltado para estimular a formação dos alunos vinculada às demandas do desenvolvimento da comunidade.
Estudantes e professores dos cursos profissionalizantes de Agropecuária, Agronegócio, Serviços Públicos e Administração, além daqueles do ensino fundamental e médio, são público cativo. Contudo, a exemplo das versões anteriores, vão participar, também, pesquisadores e técnicos da Embrapa Semiárido, da CHESF, do Sebrae, do Banco do Nordeste e agricultores vinculados a associações e cooperativas locais. 

O tema definido pelos organizadores para a 3a Expo7, que acontece na área interna do colégio, é “Integrando Tecnologias para a Sustentabilidade”. A estrutura montada destina espaços para a apresentação de manejos, máquinas, equipamentos, insumos e serviços voltados para o setor agropecuário. Também haverá área para as associações, cooperativas, produtores locais e Serviços Públicos instalarem estandes para apresentação dos seus trabalhos.
No evento, pesquisadores e técnicos da Embrapa Semiárido irão ministrar minicursos sobre Beneficiamento de Frutas, Piscicultura, Uso do GPS na Agropecuária, Manejo e Armazenamento de Forrageiras, Análise de água e solo e Formas de aproveitamento da água de chuva – em especial, a técnica de construção de barraginhas em curva de nível.
Segundo o coordenador do Projeto, o pesquisador Rebert Coelho, a Embrapa e a Chesf, por meio do Projeto Lago de Sobradinho, têm estabelecido sólida parceria com o Colégio 7 de Setembro em iniciativas de apoio à formação dos estudantes. O centro de pesquisa, desde 2010, já recebeu mais de 100 estudantes em atividades de estágios.
As duas instituições também investiram na instalação de uma infraestrutura de aprendizado tecnológico na escola: instalação de um viveiro para produção de mudas; doação de minibiblioteca, com publicações e vídeos sobre tecnologias desenvolvidas pela Embrapa; e equipamentos para montagem de uma sala de beneficiamento de frutas (despolpadeira, freezer, seladora, estantes, mesa inox, liquidificador, fogão industrial e acessórios - panelas, batas, luvas, toucas, vasilhames, facas etc).
No último ano, funcionários da Chesf adquiriram uma área de 2 ha e doaram para o colégio. No local, com recursos do Projeto Lago de Sobradinho, foram implantados sistemas de irrigação por gotejamento para uso em experimentações agrícolas e em treinamento pedagógicos.
O Colégio Estadual Sete de Setembro, em Sento Sé, atende mais de 500 alunos do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. A maioria é matriculada nos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agronegócio. A consolidação da parceria com a Embrapa e a Chesf implicará num salto de qualidade para a instituição de ensino,  especialmente com a criação de um sólido ambiente de estudo para práticas agrícolas inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião, sugestões e/ou dúvidas. Agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho e, em breve, retornaremos a sua mensagem.