Publicações


Os conhecimentos e informações são gerados pelas/os pesquisadoras/es com o objetivo de minimizas os impactos provocados pela agricultura. Alguns dos resultados já obtidos nestes estudos foram apresentados em congressos e simpósios nacionais. Todas as publicações, fruto da parceria com instituições públicas de ensino e de pesquisa, podem ser acessadas clicando nos títulos.

Instruções Técnicas





 

O objetivo desta publicação é orientar os/as agricultores/as e técnicos/as na instalação do sistema capaz de irrigar uma pequena horta. O uso do gotejo é o indicado por utilizar água de forma racional, na quantidade exata requerida pelas hortaliças, evitando-se o desperdício deste recurso natural escasso no Semiárido.







 
Essa Instrução Técnica reproduz um conjunto de práticas e orientações de manejo implantados em cultivos de melancia, cultivar Crimson Sweet, em área de pequenos agricultores. Os resultados são um estímulo à leitura e à apropriação das tecnologias: colheita de 71,2 t ha, com frutos de elevada qualidade e um incremento na produtividade da ordem de 184,8%, comparado com a média da região - 25 t ha, obtida por meio de cultivo tradicional.

 
 O emprego do sistema de irrigação localizada produz bons resultados no cultivo de cebola. O sistema tem como principais vantagens: economia de água da ordem de 50%, economia de fertilizantes da ordem de 80% e redução do passivo ambiental da atividade agrícola. Aliada a outras orientações de manejo que constam na publicação se obtém elevada produtividade, economia da mão de obra em torno de 30%, melhor qualidade dos bulbos, menor custo de produção e, consequentemente, melhor relação custo/benefício.





 
Essa publicação é parte do empenho dos pesquisadores da Embrapa Semiárido para ampliar a produtividade do meloeiro no Submédio do Vale do São Francisco. Integra ações de transferência de tecnologias que orientam os produtores para as inovações no sistema de cultivo,principalmente em relação aos métodos irrigação, nutrição mineral, plasticultura e manejo de pragas e doenças.






Cartilha Boas Práticas de Manejo Apícola

Resumo: A cartilha educativa foi elaborada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com o Projeto Lago de Sobradinho, que é coordenado pela Embrapa Semiárido e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. A publicação criada com o objetivo de melhorar o planejamento da apicultura dos municípios baianos de Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho e Pilão Arcado, tem linguagem simples e orienta o produtor rural em atividades importantes como: a prevenção para os períodos de seca; o reaproveitamento da cera velha das colmeias; as dicas de como manter a defesa das colônias contra os inimigos naturais; além de outras informações essenciais para o manejo racional, que favorecerá o aumento da produção, da qualidade e da renda gerada para a agricultura familiar.

Autores:
• Eva Mônica Sarmento da Silva – Doutora em zootecnia e professora da Univasf
• Heidy Carvalho dos Santos – Zootecnista e mestranda em Ciência Animal na Univasf
• Emerson José Alves Matos – Estudante da graduação em Zootecnia na Univasf
• Rebert Coelho Correia - Coordenador do Projeto Lago de Sobradinho

Data de publicação: Fevereiro/2014
Número de páginas: 20

Acesse aqui a publicação completa   



Seleção de indicadores químicos de qualidade para solos da região do entorno do lago de sobradinho – BA, utilizando análise multivariada

Resumo: A conversão da condição natural do solo para a agricultura impõe mudanças drásticas nos atributos químicos do solo, podendo trazer sérias consequências ambientais para a região de entorno das áreas alteradas. Com o objetivo de identificar a origem dos fatores que determinam a qualidade dos solos sob caatinga e uso agrícola, nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Remanso e Sento Sé, região de entorno do Lago de Sobradinho, aplicou-se o modelo de estatística multivariada por meio da Análise Fatorial. Foram analisadas 12 variáveis químicas e identificou-se que o modelo de melhor ajuste para expressar a qualidade dos solos agrícolas na região foi aquele composto por três fatores, explicando cerca de 80% da variância total. Tanto para área de caatinga como para solos sob uso agrícola as componentes dos fatores foram as mesmas, mas a ordem de importância foi alterada, sendo a disponibilidade de nutrientes, considerada como componente de antropização mais importante para explicar a qualidade dos solos sob uso agrícola.



Avaliação da qualidade da água para fins de irrigação na região do entorno de entorno do lago de Sobradinho

Resumo: O Lago de Sobradinho foi construído mediante o represamento das águas do Rio São Francisco, através da usina hidrelétrica de Sobradinho e com isso parte dessa água destina-se a irrigação. O uso de água de qualidade é uma alternativa importante para minimizar os efeitos causados pela agricultura irrigada, principalmente na salinidade e permeabilidade do solo e toxidez às plantas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da água do Lago de Sobradinho para fins de irrigação nos períodos seco e chuvoso de forma a prevenir possíveis riscos de salinização dos solos. Foram avaliados 26 pontos de coleta de água utilizada na irrigação no entorno do Lago, abrangendo os municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso no período seco e chuvoso de 2012. Os parâmetros analisados para avaliar a qualidade da água para fins de irrigação foram: pH, condutividade elétrica, dureza, cálcio, sólidos totais, sódio, potássio, fósforo, nitrogênio amoniacal, turbidez e cloreto. Foi constatado que a água do Lago de Sobradinho para os períodos seco e chuvoso é de boa qualidade para fins de irrigação em relação à salinidade, sodicidade, potássio, fósforo, cloreto, sólidos totais e nitrogênio amoniacal, apresentando limitação em alguns pontos para o pH, condutividade e turbidez.

Acesse aqui a publicação completa.



Qualidade química e física de dois solos da região produtora de olerícolas em Casa Nova – BA

Resumo: A região do Vale do Submédio São Francisco vem sendo alterada de forma intensa nos últimos anos, tendo o desenvolvimento de atividades agrícolas efeito marcante na atual configuração da paisagem. Com isso a preocupação com o processo de degradação principalmente do solo e da água deve ser primordial para garantir a sustentabilidade ambiental. O conhecimento sobre as características físicas e químicas dos solos é a base mais importante para propor práticas de manejo que considerem as condições locais, diminuindo assim a degradação desse recurso. Portanto, o objetivo desse trabalho foi de estudar as características físicas e químicas de duas classes de solos representativas do município de Casa Nova – BA com a finalidade de avaliar suas potencialidades e limitações para o uso agrícola na produção de olerícolas. Foram realizadas as descrições morfológicas e coletadas as amostras de dois perfis de solos para análises físicas e químicas. Os solos estudados não oferecem impedimentos físicos para o cultivo de oleráceas, no entanto apresentam baixa fertilidade natural, onde se faz necessário o uso adequado de um programa de fertilização para que o uso agrícola dos mesmos seja rentável.

Acesse aqui a publicação completa.